Sobre a embalagem

Os supermercados têm muitas embalagens diferentes à sua disposição. Sendo um consumidor preocupado com o meio ambiente como decido entre qual escolher? Saber o que se está comprando é, certamente, uma ajuda. Conheça os materiais que compõem uma embalagem da Tetra Pak.

Material de embalagem

  1. Cartão (papel)

    O papel cartão é o principal material utilizado em todas as nossas embalagens. Utilizamos a quantidade necessária para garantir a estabilidade da embalagem, sem adicionar peso desnecessário. O cartão é um recurso renovável, obtido a partir da madeira.

  2. Polietileno

    São adicionadas finas camadas de polietileno para que o alimento fique armazenado no interior de embalagem sem contato com o alumínio e para proteger a embalagem da umidade externa.

  3. Alumínio

    As embalagens concebidas para armazenar alimentos sem necessidade de refrigeração também contêm uma fina folha de alumínio. Esta protege o alimento do oxigênio, da luz e dos odores externos.

Você já pensou…

Se é possível reciclar uma embalagem da Tetra Pak, que possui tantas camadas? Sim, é possível! A reciclagem da embalagem começa em uma fábrica de papel reciclado. Quando mergulhadas em água, as fibras de papel que compõem o cartão soltam-se do plástico e do alumínio. Assim os diferentes materiais, em separado, podem transformar-se em novos produtos.

Sobre a reciclagem

Volta para o topo

Matérias-primas

Porquê utilizar matérias-primas renováveis?

As embalagens da Tetra Pak são feitas principalmente de fibras de celulose, um recurso natural renovável.

Renovável significa que o recurso se renova de forma natural. A madeira renova-se quando as árvores crescem a uma taxa igual ou maior do que são cortadas para a produção de papel. A Tetra Pak apenas adquire o papel de fornecedores que garantem que a madeira que utilizam é proveniente de florestas bem manejadas e replantadas.

Alguma vez se questionou…

Como podemos ter tanta certeza que a madeira é proveniente de florestas replantadas e bem manejadas? Escolhemos fornecedores certificados e trabalhamos com eles no sentido de garantir o cumprimento dos requisitos ambientais. Também trabalhamos com grupos de especialistas, como o WWF e o FSC™, no sentido de promover a gestão florestal responsável em todo o mundo.

small fir tree

Florestas bem geridas

Uma floresta bem manejada fornece madeira para diferentes produtos ao mesmo tempo que continua a crescer, mantém a biodiversidade e proporciona habitat para muitos animais, insetos e plantas.

Uma floresta bem manejada não proporciona apenas matéria-prima para produzir embalagens. Garante, por exemplo, emprego às comunidades locais e um ambiente natural mais agradável. Sem esquecer que as florestas transformam o CO2 em oxigénio e ajudam a combater as alterações climáticas, ao mesmo tempo que mantêm o ar mais limpo.

Orientações para a boa gestão das florestas

A Tetra Pak publica um guia de boa gestão florestal no qual explica que a nossa ambição é "garantir que toda a fibra de celulose que utilizamos é rastreável da floresta até à loja, que provém de florestas geridas de forma responsável e que os nossos fornecedores obtiveram certificados de rastreabilidade e de gestão florestal responsável". Saiba mais

Desafio

Num mundo ideal utilizaríamos apenas matérias-primas naturais e renováveis nas nossas embalagens. Um dos nossos principais desafios é desenvolver novas tecnologias que tornem isto possível.

Volta para o topo

Proteger a floresta

Sabia que?

Global Forest & Trade NetworkO Global Forest & Trade Network é uma iniciativa da WWF para eliminar o corte ilegal e transformar o mercado global numa força para salvar as florestas ameaçadas.

Na medida em que a madeira é o principal material utilizado nas nossas embalagens, é natural que estejamos interessados na conservação de todas as florestas e não apenas daquelas que utilizamos para as nossas embalagens.

É por isso que trabalhamos com organizações internacionais reconhecidas como o World Wide Fund for Nature (WWF), o Global Forest &Trade Network (GFTN) e o Forest Stewardship Council™ (FSC™), no sentido de aumentar a gestão florestal responsável em todo o mundo.

Estes são alguns exemplos de projectos nos quais estamos envolvidos:

Volta para o topo

Certificação FSC™

Procure o selo do FSC™!

O selo FSC™ diz-nos que o material de embalagem é proveniente de florestas geridas de forma responsável e de outras fontes controladas. Estas florestas são geridas de modo a contribuirem efetivamente para as gerações futuras do ponto de vista social, econômico e ambiental. Algumas das nossas embalagens já possuem o selo do FSC™ e estamos expandindo esta iniciativa.
Forest Stewardship Council™

FSC Logo

Sabia que?

Lançamos a primeira embalagem com o selo FSC™ em 2007. Em 2009 produzimos mais de 2,3 milhões de embalagens com este certificado. Somente no Brasil, em 2010 foram 5 milhões de embalagens com o selo FSC™.

Tetra recart Package with magnifying glass which is magnifying the FSC-logotype in the bottom-right corner Tetra Pak and FSC Download
Lena Dahl, Forestry Officer,
Tetra Pak International
Obter o aval de organizações de elevada respeitabilidade é algo difícil. Mas é exatamente por isso que elas são de confiança.

Volta para o topo

Tampas verde

Para aprender mais sobre a produção do plástico verde, clique aqui e assista nosso "Making Of"

NOSSA MISSÃO DE TER UMA EMBALAGEM CARTONADA 100% RENOVÁVEL

Fazer uma embalagem cartonada de origem 100% vegetal não é tão simples quanto parece, porque é necessárioum grande desenvolvimento para que a segurança dos alimentosr seja mantida. Essa é a razão pela qual ninguém conseguiu fazer uma embalagem cartonada 100% renovável. — até o momento. Nós estamos quase lá. Hoje, as embalagens cartonadas da Tetra Pak já são 75% renováveis, que corresponde a sua parte de papel, e estamos introduzindo as tampas feitas de plástico verde.

Volta para o topo


O que você pode fazer?

Há muitas formas de contribuir para um futuro mais sustentável, tanto com atitudes pequenas quanto grandes. Para começar, veja estes links e sugestões.

Volta para o topo